Imprensa

29 SET 2018

Saiba quais os custos de uma franquia e conheça os prós e contras de investir no setor

Investimento inicial vai de R$ 5 mil a mais de R$ 30 milhões, de acordo com a marca e o modelo de negócio, mas os custos vão além do aporte inicial. Força da marca é principal vantagem, mas limitação do negócio pesa contra.

Abrir uma franquia no Brasil pode ser um caminho para quem deseja se tornar um empreendedor. A variedade de marcas existentes oferece oportunidades para diversos perfis financeiros. Há modelos que demandam investimento inicial de apenas R$ 5 mil, com promessa de faturamento mensal de pelo menos R$ 3 mil. Outros chegam a custar mais de R$ 30 milhões.

O investimento inicial é o valor estimado do custo imediato na aquisição, implantação e entrada em operação da franquia. Na maioria das marcas franqueadoras, este primeiro aporte não inclui os custos com aquisição/locação do ponto físico onde o negócio será instalado. Além disso, o pretenso empreendedor tem de levar em conta os outros custos que a franquia demanda. Os principais são:

Capital de giro
Reserva financeira que o franqueado necessita para arcar com os custos da franquia nos primeiros meses da operação, seja para aquisição de estoque ou para custos operacionais.

Taxa de franquia
Taxa cobrada uma única vez para ingresso à rede da marca franqueadora. Inclui treinamento inicial, suporte de implantação e todas as ações do franqueador para viabilizar o início da operação da franquia.

Taxas de Royalties
Cobrança pelo uso da marca enquanto durar o contrato. As redes costumam cobrar essa taxa mensalmente e, geralmente, ela é calculada com base em porcentagem sobre o faturamento bruto da unidade.

Taxas de propaganda
Também chamada taxa de marketing, corresponde à contribuição do franqueado para o marketing institucional e outras ações para divulgar toda a rede. Geralmente é cobrada mensalmente.

Taxas de sistema
Algumas redes cobram pelo uso de tecnologias e sistemas que demandam altos custos de manutenção, como PCs e softwares específicos, além de aplicativos. Seu custo pode ser fixo ou variável.

Taxa de serviço
Valor cobrado eventualmente quando a franqueadora efetue um serviço na unidade franqueada que não estava planejado (extras). Os valores podem depender e variar de acordo com a necessidade na ocasião.

Custos operacionais
Além das taxas cobradas pelas redes, também há gastos comuns a qualquer negócio, como aluguel, serviços de telefonia, internet, energia elétrica, estoque, funcionários, contador, etc.

A presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) no Rio de Janeiro, Eliane Bernardino, alerta que ter capital para investir em uma franquia não é o suficiente para ingressar no setor.

“É fundamental haver identificação com o modelo de negócio, com a marca, com a rotina que vai ter. Perfil empreendedor é fundamental. Diferentemente do que muitas pessoas acham, não basta escolher uma marca de grande sucesso e supor que o franqueador vai fazer tudo pelo franqueado. O franqueado é que vai ser o gestor do seu negócio”, diz.

Eliane é enfática ao afirmar que nunca se deve agir por impulso ao se optar por ingressar no ramo de franchising. Pesquisar o mercado, ela garante, é indispensável para se ter sucesso na empreitada.

A orientação tem sido seguida à risca pelo administrador Tiago Malvacini, de 35 anos. Ele planeja abrir uma franquia, em sociedade com o atual chefe, no ano que vem. Mas a pesquisa sobre o setor começou há muito tempo.

“Sempre tive desejo de empreender. O que me faltava era tempo e disponibilidade financeira. Penso nisso há uns seis anos e desde que eu comecei a pensar nisso, comecei a pesquisar o setor e vi que a franquia era mais vantajosa. Desde então, tenho feito um provisionamento da minha renda para fazer esse investimento”, conta.

Tiago Malvacini pesquisa há seis anos a melhor opção para empreender e decidiu apostar no setor de franquias — Foto: Arquivo Pessoal

Dentre as possibilidades de negócios no setor de franchising, Tiago escolheu apostar no segmento de estética masculina. Decidiu abrir uma barbearia. “De todas as que eu pesquisei, que não foram muitas, a barbearia foi a que eu tive mais satisfação”, diz.

Mas a escolha do segmento não foi o ponto final da pesquisa. O empresário agora avalia as marcas deste segmento, visita lojas, analisa o faturamento de cada uma delas. Tudo isso para não dar um passo em falso. O investimento inicial por ele avaliado é na ordem dos R$ 170 mil. “O retorno é rápido dentre as marcas que eu vi. Em um ano eu pago o investimento”, acredita ele.

Prós e contras de investir em franquias

A presidente da ABF no Rio, Eliane Bernardino, destaca que a vantagem de investir no segmento de franquias é o fato de as marcas franqueadoras já estarem consolidadas no mercado.

“O franqueado vai ter acesso a todo o know how da marca. Ele vai conhecer todo aquele segredo de negócio, o que fez aquela marca alcançar o sucesso que tem hoje depois de décadas de erros e acertos”, diz Eliane.

Ela ressaltou, ainda, o peso que as marcas têm na escolha do consumidor. “Para o consumidor, não interessa se aquela loja é uma unidade própria ou uma franquia e sim que é aquela marca que vai entregar determinada promessa”, diz.

Principais prós:

Força e credibilidade da marca

Demanda comprovada pelo produto ou serviço

Modelo de negócio já testado

Rapidez para colocar o negócio funcionando

Rede de relacionamento com outros franqueados

Treinamento para gerir o negócio

Potencial ganho de escala em negociações com fornecedores

 

Já a principal desvantagem, segundo Eliane, é o fato de a franquiar limitar qualquer tipo de mudança no negócio, uma vez que a empresa franqueadora vai exigir a manutenção de seu padrão de produtos e serviços

“Existe toda uma limitação para lançar um produto novo. Às vezes a pessoa pode ter aquela ideia que ela acha maravilhosa, e aquela empresa dizer que não tem a ver com o seu perfil. E as vezes algumas pessoas ficam frustradas quando não conseguem executar tudo aquilo que elas tencionam”, aponta.

Principais contras:

Limitação para usar sua criatividade

Custo do suporte oferecido pela franqueadora

Restrição quanto à utilização de fornecedores

Dependência em relação às decisões do franqueador

Restrições para sair da franquia

Risco de outros franqueados causarem danos à marca

 

Fonte:

G1

Informações e vendas
(21) 2441-9100 | expofranchising@expofranchising.com.br | GL events LE S/A – CNPJ 05.494.572/0001-98

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